Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

A Lisboa romana debaixo dos pés

Reconstituição virtual 3D da cidade romana de Olisipo (Lisboa) por César Figueiredo


Esta notícia é do mês passado, mas vale a pena conhecer.



Há um documentário que desvenda parte da Lisboa romana por debaixo dos nossos pés

Inês Boaventura

29/11/2015 - 09:00

O documentário Fundeadouro Romano em Olisipo, de Raul Losada, inclui uma recriação em três dimensões da cidade na época romana. O ponto de partida para o trabalho foi uma notícia do PÚBLICO sobre escavações arqueológicas na Praça D. Luís I.

A descoberta de um fundeadouro romano no subsolo de Lisboa, feita pelos arqueólogos durante a construção de um parque de estacionamento na Praça D. Luís I, deu origem a um documentário. Com esta obra, que inclui uma recriação em três dimensões de Olisipo, Raul Losada quer dar a conhecer a cidade com cerca de dois milénios que se esconde debaixo dos nossos pés.

O documentário Fundeadouro Romano em Olisipo, apresentado como “um projecto de divulgação do património arqueológico”, foi exibido pela primeira vez em Outubro, no Museu Nacional de Arqueologia (MNA). Depois disso, o filme com 55 minutos foi também projectado na Ordem dos Arquitectos e no Museu Marítimo de Ílhavo.

(...)


A notícia completa no jornal Público. Vamos clicar para ver algumas imagens do documentário. Ou também, podemos fazê-lo neste link de Vimeo: "Olisipo 3D" de César Figueiredo.






Sem comentários: