Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

O que é isso de "estar na moda"?

Retrato de dama jovem (c. 1470), de Piero del Pollaiolo


Diz o dicionário Priberam da palavra moda: "1. Uso passageiro que regula, de acordo com o gosto do momento, a forma de viver, de se vestir, etc."

E agora vamos ler um pequeno artigo sobre o que significa estar na moda:


"O que significa estar na Moda?

Estar na Moda é um grande paradoxo. É, na minha opinião, um dos aspectos mais fascinantes e contraditórios deste universo.

Tecnicamente dizendo, algo está na moda quando um estilo foi aceito, adaptado, diluído, massificado.

Queremos estar na moda para sermos diferentes e estando na moda para ser diferentes, acabamos sendo iguais aos que também querem ser ou estar diferentes.

Sendo a moda uma forma de pertencimento, estar na moda significa dizer que você pertence a um grupo de semelhantes que pensa da mesma maneira, são iguais entre si e se diferem dos outros. Não dá para ser único e não há como falar em moda única. O que existe é uma infinidade de opções que se misturam e se influenciam de forma que já não se tem uma distinção entre um grupo e outro.

Aí alguém pode dizer, mas e a customização? Não é uma forma de se diferenciar??? A princípio sim, mas está tão em evidência que já é um fenômeno em massa.

Partindo do princípio de que moda é um espelho do mundo, o reflexo do ambiente em que ela vive e o mundo muda muito rápido, na moda impera a EFEMERIDADE. A moda é breve, tem prazo de validade. Portanto, estar na moda é algo tão passageiro quanto a própria moda. Daí conclui-se que a moda é autofágica, ou seja, engole a si mesma. A moda precisa se matar para manter-se viva.

Por ter esta natureza de caráter autodestruidor, diz-se que: basta estar na moda para deixar de estar na moda. Depois que a moda se populariza, ganha um certo olhar cansado, de esgotamento. É neste momento que dizemos: “eu não aguento mais usar jeans skinny” por exemplo, e aí só lhe cabe desaparecer."

(Sem espartilhos)


Coco Chanel


Por outro lado, achei estas palavras tão certas do escritor francês Jean Cocteau e da estilista Coco Chanel, francesa também.



 Jean Cocteau


"Segundo a proverbial definição de Jean Cocteau, la mode, c’est ce qui se démode, o que concorda em absoluto com a máxima de Coco Chanel: A moda passa, o estilo permanece."



Uma prova do estilo que permanece: a atriz Audrey Hepburn