Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Moda do Entrudo (José Afonso)



Para além de Carnaval, usa-se também em português a palavra entrudo.

Entrudo
nome masculino
1. dias de festejo anteriores à Quarta-Feira de Cinzas; Carnaval
2. [com minúscula] figurado folia
3. [com minúscula] figurado farsa
4. [com minúscula] figurado excesso
(Do latim introĭtu-, «entrada»)

(Infopédia)


O grande Zeca Afonso canta esta canção popular de Malpica, que fica na Beira Baixa.


MODA DO ENTRUDO 


Ó entrudo ó entrudo
Ó entrudo chocalheiro
Que não deixas assentar
As mocinhas ao solheiro

Eu quero ir para o monte
Eu quero ir para o monte
Que no monte é qu'eu estou bem
Que no monte é qu'eu estou bem

Eu quero ir para o monte
Eu quero ir para o monte
Onde não veja ninguém
Que no monte é qu'eu estou bem

Estas casa são caiadas
Estas casa são caiadas
Quem seria a caiadeira
Quem seria a caiadeira

Foi o noivo mais a noiva
Foi o noivo mais a noiva
Com um ramo de laranjeira
Quem seria a caiadeira





Sem comentários: