O tupi é uma língua indígena extinta, originária do povo Tupinambá, no Brasil, que teve sua gramática estudada pelos jesuítas, e que deu origem a dois dialetos, hoje considerados línguas independentes: a Língua Geral Paulista, e o Nheengatu (Língua Geral Amazônica). Esta última ainda é falada até hoje na Amazônia.
A maior parte das palavras tupis são constituída por raízes com uma ou duas sílabas que já definem praticamente de que assunto se trata. Por exemplo: CAA é mato, planta, SOO é animal, bicho, aliás, no mundo inteiro e em qualquer língua, qualquer jardim zoológico é ZOO ou SOO, dependendo da pronúncia mais ou menos branda. "Y" é sempre água ou um líquido qualquer. "A" é cabeça, coisa arredondada e também semente, raiz. Tais monossílabos se perdem no passado da humanidade e não se sabe a origem deles. Outras raízes importantes são: Sy (mãe), Tuba ou Ruba (Pai, tronco), Aba (Pessoa, homem, índio), Yby (Terra, chão), Oca (Casa, abrigo), An (Sombra, vulto, fantasma), Uã (Talo, haste), Itá (Pedra, objeto duro, metal duro), Ara (Dia, luz, clima, tempo, hora, nascer, ave). Como se pode observar, são substantivos simples e com eles são compostos uma infinidade de vocábulos. É muito importante saber esses vocábulos para que se identifique de imediato de que se trata um assunto.
A infinidade de nomes tupis que encontramos na geografia brasileira, nas denominações dos animais, plantas etc., são quase sempre descrições perfeitas e rigorosas das coisas a que se referem e envolvem uma explicação inteira. Cada palavra é uma verdadeira frase, o que, aliás, é um dos grandes prazeres do estudo da língua. Decifrar o significado das palavras, recorrendo, inclusive, a uma visita ao local. Um bom exemplo disso é:
Paranapiacaba = parana + epiaca + caba / mar + ver + lugar + onde. Lugar de onde se vê o mar.
A língua tupi é aglutinante, não possui artigos (assim como o Latim) e não flexiona em gênero e nem em número.
Vejamos outros exemplos destes topónimos e os seus significados:
Lista de cidades e localidades (nome tupi-guarani + significado)
Abaeté: homem forte, homem de respeito
Aracaju: lugar antigo
Araxá: bela vista
Botucatu: bons ares
Curitiba: pinheiral
Guaratinguetá: muitas garças brancas
Itabira: pedra levantada
Itamarati: pedras brancas
Itanhaém: pedra que canta
Itatiba: muitas pedras
Pará: rio mar
Paraíba: rio ruim
Paraitinga: rio de águas claras
Paranaguá: grande mar redondo
Pirassununga: lugar onde o peixe faz barulho
Sorocaba: terra rasgada
Tabapuã: aldeia em local alto
Tijuca: brejo
Ubatuba: muitas canoas, porto
Uberaba: água cristalina
Uiraúna: pássaro preto
Umuarama: lugar de pessoas amigas
Guanabara: baia grande
Iguaçu: rio grande
Iguatemi: rio verde escuro
Ipanema rio de agua ruim
Ipiranga: rio vermelho
Jericoacoara: local das tartarugas
(Fonte: Wikipédia. Adaptado)
Sem comentários:
Enviar um comentário