Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Oscar Niemeyer faz 103 anos

Oscar Niemeyer em 2008

Mais um centenário no mundo da cultura em língua portuguesa. Hoje faz 103 anos o grande arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer. Mas ele não está aposentado, não, continua a trabalhar! Como o director português Manoel de Oliveira. Isso é bom, não é? Niemeyer tem obra no nosso país, nas Astúrias: o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer. Podem ver em baixo.


Oscar Niemeyer (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907) é um arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado (betão armado em português  de Portugal).

Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília, que foi inaugurada em 21 de abril de 1960. Vejam como é nova a capital do Brasil!

Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.


Brasília, a capital do Brasil


Pormenor do interior da catedral de Brasília

O arquitecto brasileiro e a maquete do Centro Cultural Internacional
de Avilés que leva o seu nome

Avilés (Astúrias)


Sem comentários: