Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Bairro Alto: 500 anos de existência



Estes são os primeiros parágrafos de um artigo publicado em Café Portugal.


Bairro Alto - O «postal» de todas as classes sociais comemora 500 anos

O Bairro Alto, em Lisboa, foi construído há 500 anos para dar resposta ao rápido e acentuado crescimento populacional de Lisboa e ficou na História como a primeira grande urbanização da cidade. A 15 de Dezembro, comemora-se o aniversário que marca os cinco séculos de existência do Bairro. Este, nos dias de hoje, mantém a sua feição de sempre: casas humildes ao lado de palacetes. A colina lisboeta continua a ser um «postal» de todas as classes, defende a arquitecta Fabiana Pavel.

O «Bairro», como todos lhe chamam, comemora a 15 de Dezembro, 500 anos de existência, contados da primeira data conhecida do seu aforamento. É hoje, tal como no século XVI, «extremamente heterogéneo, do ponto de vista populacional e arquitectónico», explica a arquitecta Fabiana Pavel, doutoranda em Reabilitação Urbana pela Universidade Técnica de Lisboa, e com uma tese sobre o bairro.

(...)

Fabiana Pavel afirma que o Bairro se trata «da primeira grande urbanização da cidade, porque se construiu de uma vez, de acordo com regras estabelecidas, e se desenvolveu muito rapidamente, numa malha ortogonal, que se mantém como um marco na planta da cidade» (...)



As fotografias, de cima para baixo, são da autoria de Howard Stanbury, Giuseppe Pascale, Mário Silva, J. A. S. de Souza, xpgomes9, Teresa Teixeira e U.N.1.















Sem comentários: