Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Porta da Alcáçova ou Arco do Miradeiro, em Elvas

Os alunos seguem as explicações do professor de História


Como disse na mensagem anterior, tinha-me esquecido deste arco. É a Porta da Alcáçova, mais conhecida como Arco do Miradeiro. Voltávamos da zona do Castelo para a escola, e no caminho passámos por baixo deste arco, bela amostra da arquitetura elvense.

Uma pergunta para os alunos do 4º ano: com que palavra espanhola se parece alcáçova? Temos isso em Badajoz?

Aqui, uns dados da Wikipédia:

Porta da Alcáçova, também conhecida como Arco do Miradeiro, é um arco da primitiva cintura de muralhas da cidade de Elvas, construído durante o domínio islâmico da então Yalbash (atual Elvas).

A edificação é constituída por uma porta de entrada reta, por sua vez ladeada por duas torres maciças e pouco salientes, de forma quadrangular. Sabe-se que na sua construção foram utilizadas pedras graníticas.

O desenvolvimento da cidade em épocas posteriores a sul desta entrada poderá ter anulado a necessidade de reforçar a estrutura, tendo-se mantido sem alterações significativas nos séculos seguintes à ocupação islâmica. Apesar de atualmente o arco se apresente com uma volta mais ou menos perfeita, a porta ostentava um arco em ferradura, descrevendo um ângulo superior a 180º, modificado em 1887 devido aos problemas de circulação que a estrutura criava.





O Arco do Miradeiro visto do outro lado (Foto: © Caio Graco Machado)


Outra vista deste Arco (Guia da Cidade)