Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Que pena!


Não me lembro de onde encontrei esta fotografia nem o local em que foi tirada. Só me lembro de que estes dois belos animais morreram por causa de ter o seu estômago cheio de plástico! Um dos principais perigos para a vida nos oceanos é a poluição por plástico.


O cachalote ou cacharréu (Physeter macrocephalus), é o maior dos cetáceos com dentes bem como o maior animal com dentes atualmente existente. Mede até 15 metros de comprimento.

(Wikipédia)




Plásticos passaram a ser os "principais predadores" dos oceanos (Diário de Notícas, 12 de abril de 2016)




quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Dois postais da Beira, Moçambique



De noite, quando nos chegavam os batuques do Chipangara, eu e meu irmão discutíamos, especialistas em lonjuras. Ele assegurava que a floresta de Inhaminga era o lugar mais distante do planeta. Eu abria o mapa-mundo e a Beira se confirmava epicentro cósmico. Confortado, adormecia com pena dos meninos que nasciam em outros periféricos lugares.

Mia Couto


Fotografias de Alexandre Tinoco tiradas na Beira, Moçambique







Beira é uma cidade de Moçambique, capital da província de Sofala. A localidade tem o estatuto de cidade desde 20 de Agosto de 1907 e, do ponto de vista administrativo, é um município com um governo local eleito. Beira é a segunda maior cidade de Moçambique, logo após a capital do país, Maputo, contando com uma população de 431.583 habitantes de acordo com o Censo de 2007 (Wikipedia)









sexta-feira, 21 de outubro de 2016

O Pelourinho de Elvas




Na próxima terça-feira, os alunos do 4º ano vão visitar a Escola Secundária D. Sancho II de Elvas num programa de intercâmbio. Uma das atividades é um passeio pela cidade. É possível que vejamos o pelourinho, que fica na parte alta da cidade. Esperemos que não chova nesse dia...


O que é exatamente um pelourinho? A Wikipédia diz-nos o seguinte:

O Pelourinho, popularmente designado também como Picota, é uma coluna de pedra colocada num lugar público de uma cidade ou vila onde eram punidos e expostos os criminosos. Tinham também direito a pelourinho os grandes donatários, os bispos, os cabidos e os mosteiros, como prova e instrumento da jurisdição feudal.

(...) Os pelourinhos, normalmente, são constituídos por uma base sobre a qual assenta uma coluna ou fuste, terminando por um capitel.

* * * * * * *

E sobre o pelourinho de Elvas...

O pelourinho, sinal de autoridade e exposição, chega a Elvas no séc. XVI, sendo erigido na então denominada Praça Nova (hoje Praça da República), à entrada da Rua dos Sapateiros, onde esteve cumprindo a sua função até 2 de Outubro de 1872, dia em que foi apeado e destruído. Quando se constituiu o Museu Municipal parte do que restou do pelourinho foi aí guardado. Em 1940 é apresentado um projecto por Vitalino de Albuquerque para a reconstrução do pelourinho feito a partir de uma gravura publicada no jornal O Panorama. Aproveitando as partes originais guardadas e substituindo as desaparecidas foi reconstruído e colocado no Largo do Dr. Santa Clara.

(Fonte do texto: Câmara Municipal de Elvas)



 Uma fotografia antiga do pelourinho de Elvas



quinta-feira, 20 de outubro de 2016

terça-feira, 18 de outubro de 2016

BTT



Alunos do 4º ano, há pouco vimos no livro um desporto chamado de BTT. O que é que isso significa? Vamos lá ver!

E reparem nesse "miúdos e graúdos"...


Significado do BTT

Bicicleta Todo-o-Terreno

Bicicleta de Todo o Terreno, B.T.T., Bicicleta de Montanha ou Mountain Biking são várias denominações para o mesmo desporto, que nos tempos de hoje despertou o interesse de miúdos e graúdos.

Clube de BTT Amigos do pedal 





segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Fundação Gulbenkian: no coração de Lisboa



A Fundação Calouste Gulbenkian é uma instituição portuguesa sem fins lucrativos criada com bens do mecenas Calouste Gulbenkian a partir de disposição testamentária. Após a sua morte, em 1955, legou os seus bens ao país sob a forma de uma fundação. A fundação apoia muitas actividades culturais e possui uma orquestra, bibliotecas, um coro, salas de espectáculos e dois museus (arte antiga e contemporânea) com cerca de seis mil peças no seu acervo. Os seus serviços centrais estão sediados em Lisboa (Edifício-sede e parque da Fundação Calouste Gulbenkian).

Wikipédia



 

terça-feira, 4 de outubro de 2016

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Uma chávena de chá para os meus alunos do 3º ano



Duas palavras que não se parecem com as nossas: chavena e chá. Geralmente, usamos a chávena para tomar um café ou um chá.


Uma chávena de chá


O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes de planta do chá (Camellia sinensis), geralmente preparada com água quente