Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

terça-feira, 30 de abril de 2019

"Quanto mais as ovelhas leem..."



O que é Ovelha Negra:

Ovelha negra é uma expressão utilizada para denominar uma pessoa que é diferente das outras, está fora dos padrões considerados normais pela sociedade. Geralmente, ovelha negra é utilizada em um sentido negativo, como alguém que é diferente, mas em um lado ruim, e não como um destaque.

É muito comum a expressão ovelha negra da família, que é quando um membro de uma família não é muito bem-quisto, que é visto com maus olhos perante os outros, é normalmente conhecido por suas atitudes erradas, equivocadas, muitas vezes é alguém que faz maldades para outras pessoas, é rebelde e etc.

Algumas pessoas consideram equivocado o termo, pois é utilizado para designar pessoas com um comportamento diferente, aquelas que querem ousar e ser muito diferente dos demais, atualmente é considerado como ter atitude, porém, nesse caso, ovelha negra é aquela que faz maldades, que é irresponsável, não tem caráter, que é diferentes de todos os outros membros de um grupo, ou família.


Origem da Expressão Ovelha Negra

A maioria das ovelhas são brancas e claras, porém, as vezes ocorrem mutações genéticas, e nasce uma preta, destacando-se muito das demais. A expressão surgiu com o pastoreio, geralmente a ovelha que nascia preta era aquela que não acompanhava os outros animais, era mais difícil cuidá-la e tratá-la. Mesmo cuidando tão bem de todas, muitas vezes o pastor não conseguia evitar que ela se tornasse diferente, então a chamavam de ovelha negra.

Portanto, os pastores e fazendeiros preferiam sempre as ovelhas brancas, porque a lã branca podia ser tingida e o animal tinha mais valor de mercado.