Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Dança ma mim crioula (Tito Paris)



O português é lingua oficial em Cabo Verde, mas lá todas as pessoas falam o crioulo no dia a dia. O que é o crioulo. Leiam o que nos diz a Wikipédia e a seguir reparem na letra da canção, e comparem o que se canta com a versão em português.

Tito Paris canta ao vivo em Lisboa, no clube B. Leza, e podemos ouvir como o público o acompanha em certos momentos.

"O crioulo cabo-verdiano ou língua cabo-verdiana é uma língua originária do Arquipélago de Cabo Verde. É uma língua crioula, de base lexical portuguesa. É a língua materna de quase todos os cabo-verdianos, e é ainda usada como segunda língua por descendentes de cabo-verdianos em outras partes do mundo"



DANÇA MA MIM CRIOULA

Dança ma mim criola cola na mim
Pensa na passá sabe num coladera

Sabura é lá na nôs terra Cabo Verde
Lá nô ta sinti na meio d'nôs tradiçon

Tchiga na mim bô perta'm forte quê pa'm sinti
Calor di bô morininha óh Cabo Verde

Sabura é lá na nôs terra cabo verde
Lá nô ta sinti na meio d'nôs tradiçon


DANÇA COMIGO, CRIOULA

Dança comigo crioula, encosta-te a mim
pensa em divertires-te numa coladeira

O divertimento é lá na nossa terra, Cabo Verde
lá sentimo-nos no meio das nossas tradições

Aproxima-te de mim, aperta-me com força, que é para eu sentir
o teu calor, moreninha, oh Cabo Verde

O divertimento é lá na nossa terra, Cabo Verde
lá sentimo-nos no meio das nossas tradições