Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

O primo pobre (Armando Caldas)


Armando Caldas é engenheiro zootécnico de profissão e um grande amador da fotografia de natureza. Partindo desta fotografia que ele tirou, escreveu o seguinte texto autobiográfico. Vale a pena ler.


O primo pobre

Todos temos um primo pobre... ou somos o primo pobre. Na minha família, eu e os meus 8 irmãos, éramos os primos pobres... por óbvias questões numéricas!

Ser os primos pobres, sobretudo numa família numerosa, é na realidade uma alegria... recordo da infância as brincadeiras que tínhamos em conjunto, as alegrias do Natal, o tão esperado dia de aniversário em que podíamos escolher a tão rara sobremesa. É verdade, que por vezes essa sobremesa tinha de ser substituída por uma tigela de marmelada virada ao contrário e com fósforos a servir de velas. Mas ainda sinto o sabor dessa marmelada na boca... e a roupa que eu usava na maior parte das vezes vinha toda coçada porque já tinha passado pelos irmãos mais velhos. Felizmente os primos ricos mandavam-me a roupa em muito melhores condições!

A brincadeira que guardo na memória como mais ilustrativa do folclórico de uma família grande era o "assalto ao castelo"! Um colchão era colocado em pé no lugar da porta de um quarto... uma equipa de 4 ou 5 ficava de um lado e outra ficava do outro (os vizinhos estavam sempre enfiados em nossa casa, porque lá é que se divertiam). Uma tentava atravessar a porta, por cima, por baixo ou pelos lados e a outra equipa tentava evitar o assalto!

Nessas brincadeiras nunca ninguém se magoava e nunca vi dois dos meus irmãos "à bulha" ou a deixarem de se falar... quanto mais não fosse porque um terceiro interviria rapidamente.

Hoje não há famílias numerosas desta dimensão ou são raríssimas... eu considero que foi a maior riqueza que tive na vida.

Tudo isto veio a propósito porque o serzino é o primo pobre do canário... vive em liberdade, respira ar puro e é feliz.

Armando Caldas



Na fotografia: Chamariz, Serzino, Milheirinha..., Macho (Serinus serinus)

Vila Real, Portugal. (23/02/09)

*************************

De serzino, lemos o seguinte na Infopédia. Reparem na quantidade de nomes do passarinho!

ORNITOLOGIA (Serinus serinus) pequeno pássaro cantador, de bico curto e plumagem amarela com riscas acastanhadas ou esverdeadas, pertencente à família dos Fringilídeos, frequente em Portugal e também conhecido por amarelinha, azegrino, milheira, milheirinha, cerejinho, cerezinho, cerezina, cerezino, sereno, serino, bico-curto, riscada, milheiriça, chamariz, serezino, etc.