Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O que é um mecenas?



Os alunos do 3º ano acabam de saber quem foi Calouste Gulbenkian e souberam da importância dele e da Fundação que leva o seu nome na cultura portuguesa. Gulbenkian foi um mecenas da cultura portuguesa. Mas o que é um mecenas? O dicionário Priberam  diz-nos:

"1.Protector dos literatos e das letras. 2. Pessoa ou entidade que patrocina financeiramente um artista, instituição ou evento cultural".

Mas vamos saber qual a origem desta palavra.


Caio Clínio Mecenas (Gaius Clinius Maecenas), cidadão romano da época imperial., foi um grande político, estadista e patrono das letras.

Mais tarde aposentou-se e devotou todos os seus esforços a seu círculo literário famoso, que incluíu Horácio, Virgilio, e Propércio, patrocinando-os com amizade, bens materiais e protecção política. Aos seus protegidos provou ser um amigo e um patrono eficiente e generoso.

Na actualidade seu nome é o símbolo do patronato rico, generoso das artes. Assim o nome Mecenas tornou-se de nome próprio em nome comum. Assim hoje em dia um mecenas é uma pessoa que patrocina as artes, a ciência ou o ensino, muitas vezes com benefícios fiscais.

(Fonte: Wikipédia)