Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A Caroline é de Cuiabá

Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso

Na turma de 4º B da nossa escola temos uma aluna brasileira, a Caroline. Ela nasceu na cidade de Cuiabá, "capital da Amazônia Meridonal". Para os colegas dela saberem onde fica exatamente esta cidade e mais algumas coisas, eis esta mensagem do blogue.


Cuiabá é a capital e o mais populoso município do estado de Mato Grosso, no Brasil. Fundada em 1719, ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX. Desde então, apresentou um crescimento populacional acima da média nacional, atingindo seu auge nas décadas de 1970 e 1980. (...) Hoje, além das funções político-administrativas, é o principal polo industrial, comercial e de serviços do estado. É conhecida como "cidade verde", por causa da grande arborização. Situa-se na margem esquerda do rio de mesmo nome e forma uma conurbação com o município vizinho, Várzea Grande.


 O rio Cuiabá corta as cidades de Cuiabá e Várzea Grande


Segundo estimativas de 2014 feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população de Cuiabá é de 575 480 habitantes, enquanto que a população da conurbação é de 841 225; já sua região metropolitana possui 863 509 habitantes e o colar metropolitano quase 1 milhão; sua mesorregião possui 1 100 512 habitantes, o que faz de Cuiabá uma pequena metrópole no centro da América do Sul. A cidade foi umas das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014, representando o Pantanal (a cidade se situa a cerca de 100 quilômetros da região pantaneira).

O município é cercado por três grandes biomas: a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal; está próximo a Chapada dos Guimarães e ainda é considerado a porta de entrada da floresta amazônica.




 (Dados da Wikipédia)



Uma vista da cidade de Cuiabá em 360º - Fotografia de Helder Faria





Sem comentários: