Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Portugal campeão da Europa de ténis de mesa


Portugal campeão da Europa de ténis de mesa

Selecção derrotou a favorita Alemanha (3-1) em Lisboa e ganhou o Europeu por equipas

A selecção portuguesa venceu neste domingo na final do Campeonato da Europa de equipas de ténis de mesa a selecção germânica, por 3-1, e conquistou pela primeira vez o título.

Muitos adeptos e praticantes foram ao Meo Arena, em Lisboa, apoiar a selecção contra a Alemanha. Um deles era o primeiro-ministro — Pedro Passos Coelho deslocou-se ao ex-Pavilhão Atlântico e assistiu à final.


A notícia completa no jornal Público (28-setembro-2014). Informação de Rita Pimenta.



Plural de palavras terminadas em -ez






sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Boa sorte / Good Luck (Vanessa da Mata e Ben Harper)



Boa sorte / Good Luck é uma canção de 2010 que Vanesa da Mata gravou com o cantor norte-americano Ben Harper. Ficou muito conhecida, como podem comprovar no vídeo em baixo, onde podem ver uma atuação ao vivo da cantora brasileira em 2011. Toda a gente canta com ela.

Vanessa da Mata nasceu em Altas Garças, no estado do Mato Grosso. Como já sabem, a vossa colega deste ano, a Caroline, nasceu na capital deste estado, Cuiabá, e é por isso que aproveito para lhe desejar boa sorte na sua estadia no nosso país



BOA SORTE / GOOD LUCK

É só isso
Não tem mais jeito
Acabou, boa sorte
Não tenho o que dizer
São só palavras
E o que eu sinto
Não mudará
Tudo o que quer me dar
É demais
É pesado
Não há paz
Tudo o que quer de mim
Irreais
Expectativas
Desleais
That's it
There's no way
It's over, good luck
I've nothing left to say
It's only words
And what l feel
Won’t change
Tudo o que quer me dar / Everything you want to give me
É demais / It's too much
É pesado / It's heavy
Não há paz / There is no peace
Tudo o que quer de mim / All you want from me
Irreais / Isn't real
Expectativas / Expectations
Desleais
Mesmo se segure
Quero que se cure
Dessa pessoa
Que o aconselha
Há um desencontro
Veja por esse ponto
Há tantas pessoas especiais
Now even if you hold yourself
I want you to get cured
From this person
Who advises you
There is a disconnection
See through this point of view
There are so many special
People in the world
So many special
People in the world
In the world
All you want
All you want
Tudo o que quer me dar / Everything you want to give me
É demais / It's too much
É pesado / It's heavy
Não há paz / There's no peace
Tudo o que quer de mim / All you want from me
Irreais / Isn't real
Expectativas / That expectations
Desleais
Now we're falling
Falling, falling
Falling into the night
Into the night
Falling, falling, falling
Falling into the night
Now we're falling
Falling, falling
Falling into the night
Into the night
Falling, falling, falling
Falling into the night


Ben Harper e Vanessa da Mata


Vanessa da Mata canta 'Boa Sorte (Good Luck)'
em show realizado no Sesc Pompéia - 18.12.11




A Caroline é de Cuiabá

Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso

Na turma de 4º B da nossa escola temos uma aluna brasileira, a Caroline. Ela nasceu na cidade de Cuiabá, "capital da Amazônia Meridonal". Para os colegas dela saberem onde fica exatamente esta cidade e mais algumas coisas, eis esta mensagem do blogue.


Cuiabá é a capital e o mais populoso município do estado de Mato Grosso, no Brasil. Fundada em 1719, ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX. Desde então, apresentou um crescimento populacional acima da média nacional, atingindo seu auge nas décadas de 1970 e 1980. (...) Hoje, além das funções político-administrativas, é o principal polo industrial, comercial e de serviços do estado. É conhecida como "cidade verde", por causa da grande arborização. Situa-se na margem esquerda do rio de mesmo nome e forma uma conurbação com o município vizinho, Várzea Grande.


 O rio Cuiabá corta as cidades de Cuiabá e Várzea Grande


Segundo estimativas de 2014 feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população de Cuiabá é de 575 480 habitantes, enquanto que a população da conurbação é de 841 225; já sua região metropolitana possui 863 509 habitantes e o colar metropolitano quase 1 milhão; sua mesorregião possui 1 100 512 habitantes, o que faz de Cuiabá uma pequena metrópole no centro da América do Sul. A cidade foi umas das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014, representando o Pantanal (a cidade se situa a cerca de 100 quilômetros da região pantaneira).

O município é cercado por três grandes biomas: a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal; está próximo a Chapada dos Guimarães e ainda é considerado a porta de entrada da floresta amazônica.




 (Dados da Wikipédia)



Uma vista da cidade de Cuiabá em 360º - Fotografia de Helder Faria





segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Alegria na ilha de Faial



No porto da Horta-Faial os yatistas assinalam a sua passagem com belíssimos quadros pintados nas paredes ou no piso dos molhes. Reza a lenda que a viagem não acabará bem a quem não deixar a sua marca.

Texto e fotografia de Zé Pinho.







sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O moai da Ana



Vou explicar o título da mensagem. Era a primeira aula da passada quarta-feira, primeiro dia de aulas; a hora de direção de turma, cumprimentar os alunos, que deviam copiar o horário, ouvir as instruções dadas pela "Jefatura de Estudios", preencher uma ficha com os dados pessoais, etc. Quer dizer, era uma aula mais relaxada. E uma aluna, a Ana Ortiz, tão relaxada estava, que até fez um desenho que me mostrou: um moai da Ilda de Páscoa. Eu disse-lhe que faria uma pesquisa, porque me lembrava de ter visto um moai na pedreira, ainda sem terminar. Afinal achei uma fotografia.

Toda a gente sabe o que são os moai, onde fica a Ilha de Páscoa, a quem pertence...? Então, cá temos, a partir do desenho da Ana, uns dados e umas fotografias para todos, porque saber é bom.


A Ilha de Páscoa (em espanhol: Isla de Pascua, em rapanui é denominada Rapa Nui ("Ilha Grande"), Te Pito O Te Henúa ("Umbigo Do Mundo") e Mata Ki Te Rangi ("Olhos Fixos No Céu") é uma ilha da Polinésia oriental, localizada no sul do Oceano Pacífico. Está situada a 3 700 km de distância da costa oeste do Chile e constitui a província chilena de Ilha de Páscoa. Sua população em 2002 era de 3 791 habitantes, 3 304 dos quais viviam na capital Hanga Roa. É famosa pelas suas enormes estátuas de pedra, faz parte da V Região de Valparaíso, pertencente ao Chile.

(Wikipédia).


O Rapanui ou Rapa Nui são os habitantes nativos polinésios da Ilha de Páscoa.

Para os curiosos, “As estátuas da Ilha de Páscoa possuem um corpo”!








Um moai inacabado





A ilha de Páscoa, aí "ao pé" do Chile...




Eu gosto é do verão (Fúria do Açúcar)




Eu gosto é do verão é uma canção do grupo de pop português Fúria do Açucar, com a qual vamos fazer uma atividade na sala de aula no dia de hoje.






quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Alguem vai contar as férias de verão?

 


Vejam como é que passaram as suas férias estes miúdos, mais pequeninos do que vocês, não é? Para que sirva de inspiração...

Tomás, 8 anos

O que gostei mais nas férias foi a minha festa de anos que a mãe e o mano me prepararam. Os saltos mortais que dei no insuflável, que estava no meu terraço, foram muito divertidos. Além de praia, também passei muito tempo a fazer pesquisas no meu novo tablet que o meu mano me ofereceu. O que menos gostei destas férias foi ter sido empurrado pela minha mãe e por isso não saí numa foto de um casamento. Nestas férias vi também alguns filmes e o que mais gostei foi o filme dos aviões. Li também dois livros, o Toy Story 3 e o Ratatui.


Eva, 7 anos

O melhor dia das minhas férias foi quando eu fui ao Algarve e fui à praia com a minha amiga Catarina nas piscinas naturais e fui com uma faca e taparueres apanhar lapas com a minha mãe e o meu pai. O que eu tenho saudades na escola é das minhas amigas e das árvores e flores que lá tem. O que eu sinto menos falta da escola é da matemática.


Rita, 8 anos

As minhas férias foram fantásticas! Gostei muito da praia e da piscina. De ficar em casa das minhas primas uns dias. Mas a coisa que gostei mais foi o Badoca Parque! Eu gosto muito de animais. Agora vou só dar um mergulho e já volto... Gosto muito de férias porque estou descansada, sem trabalhos nenhuns. Não tenho que andar a correr para não chegar atrasada às aulas. E posso ir para a cama mais tarde. Acho que o regresso à escola vai ser bom! Vou ver os meus amigos de volta. A coisa que gosto mais é de brincar com eles no recreio. Também gosto das aulas, especialmente do estudo do meio, porque tem ciências dos líquidos de cores.


Manuel, 8 anos

Eu gostei das férias e tive saudades da escola, especialmente dos professores. As férias foram nas Pedras da Rainha e adorei estar lá. Gostei da piscina, mas agora estou em Caxias e já me habituei a estar na escola nova, que é pública, já não estou num colégio privado. E estou muito ansioso. Eu fui à praia com os meus pais. Adorei andar na prancha de bodyboard na água e fazer bolhas de sabão. Adorei todas as lojas, eram belíssimas, e fiz compras com o meu próprio dinheiro – que juntei com os meus manos e depois partimos o mealheiro no dia 14 de Agosto! E agora vou passar a ir para lá sempre nas férias de Verão. O meu momento favorito foi nadar na piscina. Eu estou no 3º ano. Daqui a nada estou na escola e aí posso jogar futebol, basquete, voleibol, corridas, escondidas e ao mata. E em casa também.


Kiko, 8 anos

Vou contar as minhas férias cheias de humor (hahaha) e calor. Vai ser uma história pequena, tudo por causa do José Sócrates, que me tirou metade das férias. Em vez de duas semanas tive uma! Também porque o carro da mãe se avariou, com uma conta de 982 euros. Raios! A minha parte preferida das férias foi quando eu e a minha mãe tivemos de esperar 5 minutos (a loja ainda estava fechada) para comprar uma prancha de bodyboard, mas valeu a pena. Mas a pior parte foi quando acabei uma bola de Berlim com chocolate. Buá!!! Sinto super-saudades do meu professor. Até sonho com ele! Da escola menos, mas também sinto saudades. Os amigos, nem por isso. O meu nome é Kiko e contei as minhas férias!


Inês, 8 anos

A casa do meu tio é em Torres Vedras por isso eu fui para lá uma semana. Estavam lá dois irmãos da tia Paula, o filho de um dos irmãos da tia e a namorada dele. Claro, e os meus primos. Eu dormia com a minha prima. Depois o irmão da tia, o sobrinho da tia e a namorada foram-se embora e só fiquei eu com os meus primos e os meus tios. O meu primo fez skimming e eu fiz bodyboard, mas o mar estava bruto e a água fria. Fui picada por uma melga e fiquei com a mão inchada, mas depois passou. Comi sempre muito bem. Fui 3 vezes às festas de Casalinhos à noite, foi muito divertido e conheci o namorado da minha prima. Foi mesmo divertido passar lá uma semana. Tive saudades dos meus pais, do meu irmão, do meu avô e das minhas avós. Gostei muito das minhas férias mas tenho vontade de voltar para a escola para aprender e ver os meus amigos.


Bia, 7 anos

O que eu mais gostei nas férias foi o passeio ao jardim zoológico, as férias no Algarve e em Feirão. Gostei de estar com a minha mãe, o meu pai e o meu irmão e os outros da nossa família. Eu estou com saudades da escola, dos meus colegas, da minha professora e das nossas brincadeiras. Eu não tenho saudades da Aida magrinha, dos almoços e das casas de banho, elas estão todas sujas. Não gosto quando chove, de termos de ver filmes e de eu não conseguir ver nada.


Margarida, 9 anos

Nas minhas férias o dia de que gostei mais foi quando a minha amiga Marta e eu mais a minha mãe, o meu irmão e um amigo dele fomos à piscina da Praia Grande, onde nos divertimos muito. Enquanto estava de férias senti muita falta dos meus amigos da escola. Mas durante as férias a única coisa de que não tive saudades na escola foram os trabalhos de casa.


Tiago, 8 anos

Férias para mim é igual a piscina. E a praia, claro! Mas se pudesse passava as férias dentro de uma piscina. A seguir à minha mana Madalena, a bola é a minha melhor amiga. Não a largo por nada! Diverti-me muito, mas também trabalhei. A minha mãe disse-me que tinha de fazer alguns trabalhos de casa para ir praticando. Eu concordei. Há uns dias vi na televisão uma reportagem sobre a apanha da maçã, não me lembro onde. Toda a gente tem de trabalhar nas férias, não é?


Francisco, 10 anos

O que eu mais gostei nas minhas férias, foi passar duas semanas com o meu amigo Tomás. A primeira semana fomos para uma quinta com cavalos, onde dávamos comida, banho, passeávamos e montávamos os cavalos. Gostei muito, pois nunca tinha tido estado com cavalos. A segunda semana estivemos numa escola de futebol. É o meu desporto preferido! A melhor recordação das minhas férias, foi com os meus pais e irmãs em St. Luzia, no Algarve. Foi quando a minha irmã mais velha Coca, nos fez uma surpresa. Veio passar 3 dias connosco, pois ela casou a seguir!! O que eu tenho mais saudades da escola é da minha professora Cristina, do 4.º ano. Eu também gostava de ter ficado com os meus melhores amigos na turma. Como passei para o 5.º ano, tenho uma turma toda nova. Mas também é bom, pois faço novos amigos.


(Fonte: Primeiro TPC do ano: contar ao i como foram as férias de Verão)



O Cristo Redentor do Rio ficou cor de laranja


De certeza que todos vocês conhecem o famoso Cristo Redentor do Rio de Janeiro, que fica num morro chamado Pão de Açúcar. Saibam porque é que ficou iluminado com esta cor de laranja no passado dia 10 de setembro.

"Uma iluminação especial para anunciar a criação do dia de alerta contra o tráfico de pessoas e pelos desaparecidos foi usada na noite de quarta-feira (10), no monumento do Cristo Redentor, no Rio.

Um evento celebrou a data com uma missa aos pés da estátua. A iniciativa de deixar o Cristo laranja -- a cor do alerta -- é de uma página da internet especializada no cadastro de pessoas desaparecidas." (Globo)

Clicando no link, podemos ver e escutar a notícia






"Passos toma banho gelado..."



Se alguém não souber o que é isso de tanta gente de todo o mundo andar a tomar banho gelado perante uma câmara, pode clicar em baixo; mas eu acho que todos vocês sabem.

O que trago aqui é um ponto de vista humorísitico, dos jornalistas do Inimigo Público, que fazem parte de um jornal que aparece muito neste blogue: o Público. Como eles dizem no cabeçalho dessa secção de humor, "Se não aconteceu, podia ter acontecido".

Eu gostava de saber se alguém é capaz de me dizer onde está a piada do título que podem ler cá em cima e quem é esse senhor Passos da fotografia.








Bem-vindos com os Deolinda



Damos as boas-vindas a todos os alunos do e anos a mais um ano letivo: 2014-15.

Divertiram-se nas férias? Foram compridas, curtas, curtíssimas...? Como foram? Contem, vá lá.

Como sempre, começamos com música. Vocês já conhecem a banda portuguesa Deolinda. Reparem em que modo eles contam uma história de amor... com termos gramaticais!


CONCORDÂNCIA

Eu sou um pronome
Um pronome pessoal
Sou a primeira pessoa
Do sujeito singular
Ele é um pronome
Igualmente pessoal
E quer que eu me junte a ele
Numa relação plural

Mas onde está o meu substantivo?
E que verbos posso ambicionar?
Chamem-me nomes, maus adjetivos
Se é p'ra pior eu não vou mudar

Eu sou um pronome
Um pronome pessoal
Sou a primeira pessoa
Do sujeito singular
Ele é um pronome
Igualmente pessoal
E quer que eu me junte a ele
Numa relação plural

Mas eu não sou artigo indefinido
Nem um coletivo, nem um numeral
Eu tenho nome e p'ra mim exijo
Mais concordância gramatical

Sou um sujeito
Procuro um verbo
E um bom complemento direto
Quero frases afirmativas
E não viver em voz passiva

Somos sujeitos
Queremos verbos
Bons complementos diretos
Queremos frases afirmativas
E emoções superlativas

Somos sujeitos
Queremos verbos
Bons complementos diretos
Queremos frases afirmativas
E emoções superlativas

Eu sou um pronome
Um pronome pessoal
Sou a primeira pessoa
Do sujeito singular
Ele é um pronome
Igualmente pessoal
E quer que eu me junte a ele
Numa relação plural