Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

sábado, 13 de junho de 2015

"Meu coração é um almirante louco..." (Campos / Pessoa)



Este soneto foi escrito por Álvaro de Campos, um dos heterónimos do poeta português Fernando Pessoa. Alguém se lembra desta "história" dos heterónimos?

Fernando Pessoa nasceu a 13 de junho de 1888 em Lisboa.


Ah, um soneto...

Meu coração é um almirante louco
que abandonou a profissão do mar
e que a vai relembrando pouco a pouco
em casa a passear, a passear ...

No movimento (eu mesmo me desloco
nesta cadeira, só de o imaginar)
o mar abandonado fica em foco
nos músculos cansados de parar.

Há saudades nas pernas e nos braços.
Há saudades no cérebro por fora.
Há grandes raivas feitas de cansaços.

Mas — esta é boa! — era do coração
que eu falava... e onde diabo estou eu agora
com almirante em vez de sensação?

Álvaro de Campos / Fernando Pessoa



Há mais poemas de Álvaro de Campos no blogue, este é um deles: "Há sem dúvida quem ame o infinito..."






Sem comentários: