Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O Palácio da Regaleira em Sintra



O Palácio da Regaleira é o edifício principal e o nome mais comum do palácio da Quinta da Regaleira. Também é designado Palácio do Monteiro dos Milhões, denominação esta associada à alcunha do seu primeiro proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro. O palácio está situado na encosta da serra e a escassa distância do Centro Histórico de Sintra estando classificado como Imóvel de Interesse Público desde 2002.

Carvalho Monteiro, pelo traço do arquitecto italiano Luigi Manini, dá à quinta de 4 hectares, o palácio, rodeado de luxuriantes jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas, lugares estes que ocultam significados alquímicos, como os evocados pela Maçonaria, Templários e Rosa-cruz. Modela o espaço em traçados mistos, que evocam a arquitectura românica, gótica, renascentista e manuelina.

(Texto e fotografias retirados da Wikipédia. Quem estiver interessado, pode continuar a ler no link.)


Uma pequena amostra do que se pode encontrar na Quinta da Regaleira


"E se um insecto, talvez uma borboleta, percorresse o caminho que vai desde o Poço Iniciático até ao Laboratório, no topo do Palácio da Regaleira? EMIGUS apresenta, excerto de um trailer para a Fundação CulturSintra, Quinta da Regaleira."

Vamos lá ver:




Entrada da quinta escondida no arvoredo


O Poço Iniciático


Neste link, há uma reportagem mais completa.


Aqui podem ver o Palácio Nacional de Sintra





Sem comentários: