Isto aconteceu no Brasil no passado século, alguns anitos antes de vocês terem nascido. Vejam como as ditaduras não gostam de educação, de as pessoas terem uma cultura e saberem, e pensar, e..? Isso é muito perigoso: pensar!
"O método Paulo Freire de alfabetização aliava escolarização com formação de consciência. Uma primeira experiência foi aplicada com 5 trabalhadores analfabetos dos quais 3 aprenderam a ler e escrever em 30 horas. Paulo Freire foi convidado pelo governo de João Goulart a organizar a Campanha Nacional de Alfabetização, que objetivava alfabetizar 2 milhões de pessoas em 20 mil círculos de cultura. O Golpe Militar de 1964 interrompeu o projeto, reprimiu a mobilização, e Paulo Freire foi perseguido, preso e exilado. O regime militar substitui o plano pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização, que propunha a alfabetização funcional de jovens e adultos."
Jonathas de Andrade
Lido no blogue de Alberto Renault
Paulo Freire (Recife, 1921 — São Paulo, 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Autor de “Pedagogia do Oprimido”, um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.
Paulo Freire
Sem comentários:
Enviar um comentário