Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Filipa Martins

Minuto Olímpico da RTP - Filipa Martins para os Jogos Olímpicos de 2016


Isto é pela aluna Lucía Morales, da turma de 4º A, uma campeã de ginástica artística. No último dia de aulas de dezembro, a Lucia disse-me que conhecia Filipa Martins. Vamos aproveitar estes vídeos para conhecer um bocado desse mundo em português. A Filipa conta-nos. E a Lucía também, no fim.


Filipa Martins ambiciona ser finalista na Ginástica Artística em Glasgow

2/8/2018

A ginasta portuguesa Filipa Martins quer ser finalista nos Campeonatos Europeus de Ginástica Artística Feminina em Glasgow, e contribuir para uma boa prestação do coletivo nacional.

A ginasta portuguesa Filipa Martins quer ser finalista nos Campeonatos Europeus de Ginástica Artística Feminina que esta quinta-feira começam em Glasgow, e contribuir para uma boa prestação do coletivo nacional. Concentrada nas provas de paralelas assimétricas e trave, a ginasta assume pretender chegar às fases finais, tendo em conta que “os treinos correram bem”, disse à agência Lusa na cidade escocesa.

A ginasta do Sport Clube do Porto, 37.ª no Rio2016, a melhor classificação na ginástica artística olímpica portuguesa, está ainda a recuperar de uma operação feita em janeiro ao tornozelo direito. Mesmo assim, em junho terminou na quarta posição a final de trave na Taça do Mundo de ginástica artística, disputada em Guimarães, depois de ter conquistado a prata nas paralelas assimétricas na mesma competição.

Apesar dos objetivos individuais e da ambição de ir aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a ginasta de 22 anos está consciente do objetivo coletivo, que é o de somar pelo menos 147 pontos. A delegação de ginastas seniores inclui Mariana Marianito, do Lisboa Ginásio Clube, que vai competir em saltos, trave e solo, e que espera obter uma boa classificação para a equipa.

O artigo completo no Observador.



Filipa Martins, ginasta "da cabeça aos pés"

"Filipa Martins ajeita o cabelo, despe o casaco verde que diz Portugal nas costas e sobe para cima da trave. Assim que se equilibra nos ínfimos 10 centímetros, a expressão muda. Já não é a jovem tímida que sorri com algum nervosismo quando fala para a câmara do P3. Em cima da trave, Filipa, de 20 anos, é uma ginasta confiante, concentrada, profissional. Move-se com a certeza daquilo que faz desde o infantário, quando começou a praticar a modalidade. Soma 16 anos de ginástica e dezenas de campeonatos regionais, nacionais, europeus e mundiais."

(Diário Público, 2016)

_____________________________________


E eis a nossa campeã, a Lucía: