Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Peit Ta Segura (Aline Frazão)



A cantora angolana Aline Frazão é uma "velha amiga" do nosso blogue. E aqui canta em crioulo cabo-verdiano, língua do seu avô. Cá em baixo fica bem explicado.

"Peit Ta Segura" é o primeiro single do quarto álbum de originais "Dentro da Chuva" de Aline Frazão. O tema, cantado em crioulo de Cabo Verde, foi composto por Danilo Lopes da Silva e, segundo a artista, é «um desejo antigo de cantar em crioulo. O meu avô materno é de Cabo Verde e sempre vi a música desse país como uma das minhas referências. 'Peit Ta Segura', que em português seria algo como 'O Peito Carrega', é uma canção de uma beleza essencial. Fala sobre esse jogo de forças da natureza que seguram o céu, o mar e os corações apertados deste mundo.» O disco foi gravado no início de 2018, no Brasil, e tem lançamento previsto para dia 21 de setembro. O mais recente projecto conta com a colaboração de vários músicos como Jaques Morelenbaum, Luedji Luna, João Pires, Zero Telles e Gabriel Muzak.

Lido em Arte Sonora

E alguém se perguntará: O que é o crioulo de Cabo Verde? Eis o que nos diz a nossa amiga Wikipédia:

O crioulo cabo-verdiano ou língua cabo-verdiana é uma língua originária do Arquipélago de Cabo Verde. É uma língua crioula, de base lexical portuguesa. É a língua materna de quase todos os cabo-verdianos, e é ainda usada como segunda língua por descendentes de cabo-verdianos em outras partes do mundo. (...)





Quantos segundos tem a eternidade?




Quantos segundos tem a eternidade?

Um pássaro retira, a cada século, um grão de areia a uma montanha.

Quando a montanha tiver assim desaparecido, escoou-se o primeiro segundo da eternidade.

[Da tradição oral judaica.]

 

(Lido em Xilre)


quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Jovens em luta pelo futuro



Tsunami da Educação. 13 de agosto em Fortaleza (2019), fotografia de Luiz Felipe Sahd. A lutar pelos direitos, para não os perder.


A cidade de Fortaleza, que tem uma população de 2 643 247 de habitantes, é a capital do estado brasileiro do Ceará, que fica no nordeste do país.






Uma "pharmacia" portuguesa


Reparem nesta fotografia de Robert Grant e como aparece escrita uma palavra que vocês conhecem: farmácia. Para saber mais um pouco sobre esta graphia ph, que se pronunciava f, vamos ler um excerto da Wikipédia:

Até ao início do século XX, tanto em Portugal como no mundo da leitura seguia-se uma ortografia que, por regra, se baseava nos étimos latino ou grego para escrever cada palavra — phosphoro (fósforo), lyrio (lírio), orthographia (ortografia), phleugma (fleuma), exhausto (exausto), estylo (estilo), prompto (pronto), diphthongo (ditongo), psalmo (salmo), etc.

Ao longo dos anos, diversos estudiosos da língua apresentaram sucessivas propostas de simplificação da escrita, sem grande êxito. (...)

Logo depois da implantação da república em Portugal, a 5 de outubro de 1910, o novo governo, empenhado no alargamento da escolaridade e no combate ao analfabetismo, deu o nome a uma comissão (...) para estabelecer uma ortografia simplificada a usar nas publicações oficiais e no ensino.

 Reforma  ortográfica de 1911 - Wikipédia


Ou podemos ler: "De onde vem a palavra "FARMÁCIA", no blogue Língua Portuguesa: perguntas e respostas.


quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Ainda é preciso dizer o que significa "todavía" em português?



Cá em cima fica claro o que significa ainda, não é verdade?

E então, o que significa todavia em português? Muito cuidado! 




Vamos clicar aqui: 'Todavia' não é 'ainda' (23-fevereiro-2011)




terça-feira, 24 de setembro de 2019

Saudade (João Guimarães Rosa)



SAUDADE

Saudade de tudo!...

Saudade, essencial e orgânica,
de horas passadas
que eu podia viver e não vivi!...
Saudade de gente que não conheço,
de amigos nascidos noutras terras,
de almas órfãs e irmãs,
de minha gente dispersa,
que talvez ainha hoje espere por mim...

Saudade triste do passado,
saudade gloriosa do futuro,
saudade de todos os presentes
vividos fora de mim!...

Pressa!...
Ânsia voraz de me fazer em muitos,
fome angustiosa da fusão de tudo,
sede da volta final
da grande experiência:
uma só alma em um só corpo,
uma só alma-corpo,
um só,
um!...
Como quem fecha numa gota
o Oceano,
afogado no fundo de si mesmo...

 João Guimarães Rosa



sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Uma ilustração de André Carrilho


Um trabalho do ilustrador português André Carrilho para o jornal londrino The Independent on Sunday (8 de dezembro de 2013). Tratava-se de uma campanha para ajudar o elefante africano




Facilita (Orquestra Visual Chawarma mais Luiz Gonzaga)

Orquestra Visual Chawarma


FACILITA

Comadre Joana sempre reclamou
Da minissaia que a filha tem
O namorado se invocou também
E certo dia pra ela falou:
Tua saia, Bastiana, termina muito cedo
Tua blusa, Bastiana, começa muito tarde

Mas ela respondeu: Oi, facilita
Pra dançar o xenhenhém, oi, facilita
Pra peneirar o xerém, oi, facilita
Pra dançar na gafieira, oi, facilita
Pra mandar pra lavadeira, oi, facilita
Pra correr na capoeira, oi, facilita
Pra subir no caminhão, oi, facilita
Pra passar no ribeirão, oi, facilita

Canção composta por Luiz Ramalho

Canta Luiz Gonzaga



A Wikipédia diz-nos que "Gafieira é um termo usado no Brasil para designar bailes populares, como o forró ou o arrasta-pé, assim como os espaços onde esses bailes se realizam. (...) O termo foi rapidamente adotado pela sociedade carioca, sendo atualmente de uso comum. A gafieira tem um estilo musical associado, o samba de gafieira"





quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Como dizer em português "me lo pasé muy bien"?



"Diverti-me imenso, ontem à noite no Sziget Festival Official. Obrigada a todos."
--
I had a wonderful time, last night at Sziget Festival. Thank you all.

Mariza



quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Perspectiva ou perspetiva?


Qual a forma correta? Eis a resposta da Infopédia: "Pelo novo Acordo Ortográfico, as duas grafias são corretas. Em Portugal, a forma é perspetiva porque não se pronuncia o c."




segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Regresso às aulas: alguns conselhos e dicas importantes


De um blogue que já "morreu", Cantinho das adolescentes, é o seguinte texto:


Regresso às aulas: alguns conselhos e dicas importantes

Eu hoje venho com um post um pouco diferente do que costumo fazer. Está inserido nas minhas séries de regresso às aulas e consiste em alguns conselhos/dicas que a meu ver são importantes.17:49

A realidade é que, gostemos ou não da escola, ela é um espaço de oportunidades para o nosso futuro. E em vez de nos lamentarmos que o Verão está a acabar, devemos encarar com otimismo o novo ano escolar que se avizinha. Começar com o pé direito, como se diz, porque ao fim ao cabo o nosso rendimento escolar vai afetar o nosso futuro, tanto de uma maneira positiva como negativa, isso agora cabe a nós decidir.

Por isso, aqui vão alguns conselhos que eu julgo importantes para terem sucesso na escola/universidade:

1- Definir objetivos - É muito importante definir um ou mais objetivos, como por exemplo, acabar o secundário, tirar uma licenciatura, tirar x nota no exame x, etc. Tudo depende daquilo que nós idealizamos para o nosso futuro. Há muitas pessoas que têm receio de definir objetivos porque acham que não os vão conseguir realizar, mas isso agora depende de vocês. Quando nós queremos realmente uma coisa, fazemos de tudo para a ter e devemos encarar o nosso objetivo como tal, lutar por ele com todas as nossas forças e acreditem que se assim o fizerem, irão conseguir realiza-lo. Por isso dêm tudo por tudo, pensem sempre no vosso futuro e naquilo que vocês querem para a vossa vida.

2 - Otimismo! - Se nós pensarmos de maneira positiva, vamos atrair até nós coisas positivas. Portanto, acabaram as inseguranças e o pessimismo, que só nos fazem passar um mau bocado. Enfrentem os dias da escola/universidade como uma oportunidade. Aproveitem-na de cabeça erguida e sorriso nos lábios, fazendo tudo por tudo para conseguirem!

3 - Atitude assertiva - Muitas vezes, alguns colegas têm uma atitude incorreta connosco e nós, comportamo-nos também de uma maneira errada com eles em forma de resposta. Devemos ser assertivos e ter sempre muita calma com os nossos colegas ou até mesmo professores, que sejam injustos connosco. Não podemos ser nem agressivos nem passivos, ou seja, deixarmos que alguém se aproveite de nós ou que nos maltrate. Devemos ser sempre justos e honestos connosco mesmos.

4 - Paciência - É muito importante se quisermos ser bem sucedidos. Temos de ter paciência para estudar, para estarmos atentos nas aulas, para tirarmos apontamentos, etc.

5 - Organização - E esta é, a meu ver, a palavra chave para o sucesso escolar. Organizem-se o máximo que puderem, porque isso facilita muito mais as coisas. Têm sempre noção da data dos testes, trabalhos, etc. Quando precisarem de uma ficha ou de um teste, saberem o local onde ele está. Facilita o estudo e até mesmo se manterem um bom local organizado de estudo até se sentem melhor a estudarem e sabem sempre onde tudo está.

Estas são as minhas 5 dicas que acho serem importantes para a escola. Não desperdicem as oportunidades que têm. O mercado de trabalho é cada vez menor e mais exigente, portanto pensem a longo prazo. Muitas vezes digam não a saídas ou até mesmo às redes sociais, se tiverem um teste ou um trabalho no dia a seguir. Definam ao vossas prioridades e lutem por aquilo que querem e sejam felizes!

Qualquer dúvida ou pedido façam!

Um grande beijinho

S.S



sexta-feira, 13 de setembro de 2019

As boas-vindas musicais com Sérgio Godinho e os Clã

Pintura de Boccaccino


Uma composição do cantor portuense Sérgio Godinho, revisitada com o acompanhamento da banda Clã, no álbum O Irmão do Meio. Na primeira versão, dos Clã, ouvimos a voz de Manuela Azevedo, e no final a de Godinho; e na segunda versão, a do próprio compositor, Sérgio Godinho.


DANCEMOS NO MUNDO

(Clã)

Isto é como tudo
não há-de ser nada
a minha namorada
é tudo que eu queira
mas vive para lá da fronteira

Separam-nos cordas
separam-nos credos
e creio que medos
e creio que leis
nos colam à pele papéis
Tratados, acordos
são pântanos, lodos

Pisemos a pista
é bom que se insista
dancemos no mundo

Eu só queria dançar contigo
sem corpo visível
dançar como amigo
se fosse possível
dois pares de sapatos
levantando o pó
dançar como amigo só

Por ódio passado
(que seja maldito)
amor favorito
não tem importância
se for é de circunstância

Separam-nos crimes
separam-nos cores
a noite é de horrores
quem disse que é lindo
o sol-posto de um dia findo

Sozinho adormeço
E em teu corpo apareço
Pisemos a pista
é bom que se insista
dancemos no mundo

Eu só queria dançar contigo
sem corpo visível
dançar como amigo
se fosse possível
dois pares de sapatos
levantando o pó
dançar como amigo só

(Sérgio Godinho)

Em passos tão simples
trocar endereços
num mundo de acessos
ar onde sufocas
lugar de supostas trocas

Separam-nos facas
separam-nos fatwas
pai-nossos e datas
e excomunhões
acondicionando paixões

Acenda-se a tua
luz na minha rua

Pisemos a pista
é bom que se insista
dancemos no mundo

Eu só queria dançar contigo
sem corpo visível
dançar como amigo
se fosse possível
dois pares de sapatos
levantando o pó
dançar como amigo só


Sérgio Godinho & Clã


Sérgio Godinho



Voltamos com este "Mapa emocional de la Península Ibérica"


Despedimo-nos em junho com Ibéria, "um mapa" de Jorge Leal, português, e voltamos neste ano letivo 2019-20 que está a começar com mais um mapa de Paco Colina, espanhol. O título desta obra é Mapa emocional de la Península Ibérica.

Sejam bem-vindos todos. A seguir, temos música.