Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Peit Ta Segura (Aline Frazão)



A cantora angolana Aline Frazão é uma "velha amiga" do nosso blogue. E aqui canta em crioulo cabo-verdiano, língua do seu avô. Cá em baixo fica bem explicado.

"Peit Ta Segura" é o primeiro single do quarto álbum de originais "Dentro da Chuva" de Aline Frazão. O tema, cantado em crioulo de Cabo Verde, foi composto por Danilo Lopes da Silva e, segundo a artista, é «um desejo antigo de cantar em crioulo. O meu avô materno é de Cabo Verde e sempre vi a música desse país como uma das minhas referências. 'Peit Ta Segura', que em português seria algo como 'O Peito Carrega', é uma canção de uma beleza essencial. Fala sobre esse jogo de forças da natureza que seguram o céu, o mar e os corações apertados deste mundo.» O disco foi gravado no início de 2018, no Brasil, e tem lançamento previsto para dia 21 de setembro. O mais recente projecto conta com a colaboração de vários músicos como Jaques Morelenbaum, Luedji Luna, João Pires, Zero Telles e Gabriel Muzak.

Lido em Arte Sonora

E alguém se perguntará: O que é o crioulo de Cabo Verde? Eis o que nos diz a nossa amiga Wikipédia:

O crioulo cabo-verdiano ou língua cabo-verdiana é uma língua originária do Arquipélago de Cabo Verde. É uma língua crioula, de base lexical portuguesa. É a língua materna de quase todos os cabo-verdianos, e é ainda usada como segunda língua por descendentes de cabo-verdianos em outras partes do mundo. (...)