Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

A diferença entre Dança Contemporânea e Dança Moderna

Fotografia de Narratography by APJ

A Zaira e a Clara, alunas do 4º ano, praticam dança moderna. Há tempo que eu lhes perguntei qual a diferença entre dança moderna e contemporânea, e esqueci-me, claro; e agora procurei para fazer este post para elas e eu aprender de vez!

A diferença entre Dança Contemporânea e Dança Moderna

A dança contemporânea rompe com as molduras clássicas. Não tem técnicas específicas nem um "corpo ideal". Inova nas temáticas e na relação com os espaços e outras artes. A dança contemporânea surge nos anos 60 nos EUA. Nasce no seguimento da dança moderna, na medida em que pretende também romper com os moldes rígidos da dança clássica.  

Apesar do forte paralelismo, a dança contemporânea diferencia-se da moderna por não obedecer a técnicas. A dança moderna tem diferentes técnicas ligadas a vários coreógrafos, como Martha Graham, Doris Humphrey ou José Limon. A contemporânea não tem essas técnicas, é a liberdade de expressão do bailarino. Não há mecanismos definidos, há antes processos e formas de criação. Parte-se de métodos desenvolvidos por bailarinos modernos, como improvisação, contacto-improvisação para uma construção personalizada da criação. A dança moderna, em relação à clássica, foi uma forma de libertação do bailarino, de expressar mais os sentimentos das pessoas e não apenas histórias. A dança contemporânea surge também nesse contexto.

(lala ed. física)


Dança contemporânea 2019/Portugal




Dança Moderna: Martha Graham, Isadora Duncan, Beyoncé Knowles


Dança moderna:  Escuela de Música Municipal de Espartinas


Fotografia de Narratography by APJ