Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012


Embora já tenha passado, visto ser tão recente, acho que não faz mal. A cidade portuguesa de Guimarães é Capital Europeia da Cultura 2012, e assim foi como começou. Veremos Guimarães no blogue mais vezes neste ano.


De 21 a 28 de janeiro, Guimarães 2012 convida todos a viverem uma semana especial de descoberta do que é a Capital Europeia da Cultura, em 2012, em Guimarães.

A abertura oficial inicia no Sábado, dia 21, pelas 18.00 horas, com uma cerimónia protocolar e multidisciplinar de abertura, até às 20.00 horas.

De seguida, pelas 22.00 horas, no Largo do Toural tem início um inesquecível espectáculo de rua, inaugurando Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. A partir da meia-noite, a festa contagia a cidade e entra por todos os bares, ruas, largos e praças do Centro Histórico de Guimarães. É “A primeira noite”.

Durante toda a semana haverá novíssimas exposições à tua espera, percursos na cidade para serem descobertos, músicas para serem ouvidas e filmes para serem vistos, bem como contos para serem contados, laboratórios para serem experimentados e oficinas para serem trabalhadas.

No sábado seguinte, a semana de abertura celebra a interpretação de Guimarães enquanto Capital Europeia da Cultura, acolhendo uma nova criação de dança contemporânea desenvolvida em Guimarães, levando música às casas dos vimaranenses e convidando os Buraka Som Sistema para um grandioso concerto.

Num percurso que enche Guimarães de cultura e num ritmo que veio para ficar o ano todo, Guimarães é o primeiro palco da cultura europeia em 2012. É também o teu palco em 2012.


(Lido aqui)


Guimarães, no norte de Portugal








Sem comentários: