Vamos todos cantar no karaoke!
Último dia. Chegou o fim do intercâmbio entre a nossa escola, o IES M. Domingo Cáceres, e a EBI João Roiz de Castelo Branco, realizado no âmbito do Projeto REALCE.
Nós fomos de 16 a 20 de abril, eles vieram de 14 a 18 de maio. Tudo acabou, mas não é bem assim... Acho que isso toda a gente percebe, se calhar alguns dos alunos mais do que os outros, quer espanhóis, quer portugueses.
Vejamos como decorreu o dia de hoje. Aulas nas duas primeiras horas, mas à terceira, os alunos do 1º de Bachillerato tinham preparado um espetáculo de karaoke para todos aqueles que tinham participado no intercâmbio com Castelo Branco. Canções em português, espanhol e inglês cantadas por –quase– todos os alunos portugueses e espanhóis, sem microfone –não dava..., eram tantos! Divertiram-se imenso todos, isso vê-se logo nas fotografias.
O sucesso desta experiência foi devido a alguém que não quer que eu diga
nada dela. Mas vou dizer alguma coisa: só umas palavrinhas em espanhol.
Pelos vistos ela não quer que eu le eche flores... Mais não digo.
Foi abreviada uma visita à Feira do Livro porque os alunos queriam estar juntos e, deste modo, ficaram no pátio do recreio. O tempo acabava e todos queriam estar juntos. A seguir, fomos visitar o Museu do Carnaval, para o qual, como habitualmente, tínhamos marcado a reserva. Uma boa visita guiada em que os alunos ficaram a saber da importância desta festa na nossa cidade e puderam admirar as máscaras, trajos, cartazes, etc, que nele se encontram expostos. Notava-se que os alunos gostavam do que estavam a ver. Será que algum deles voltará no Carnaval de 2013 para ver tudo ao vivo?
A última atividade foi um almoço de convívio na escola: os alunos portugueses, os espanhóis e os pais deles, que trouxeram a comida e as sobremesas. Uma ótima maneira de encerrar o intercâmbio, não é?
Como foi demorada a despedida dos alunos! Alguns deles se abraçavam e choravam, como querendo que nunca chegasse o momento da separação. Antes disto, trocas de mails, de endereços, encontros marcados para as férias grandes... Finalmente, alunos e professoras partiram 15 minutos mais tarde da hora prevista para Castelo Branco.
Agradecimentos
Para além daqueles que colaboraram comigo, quero agradecer nomeadamente ao nosso Diretor, Isidro Palacios, pelo apoio recebido em todo o momento, e também à minha colega de Língua Castelhana, Luz Romero, que me acompanhou a Castelo Branco substituindo a colega Barbara Michalik –segundo docente de Português–, quem nunca deixou de se interessar pelo projeto.
Helena e Susana, até à próxima!
Nem é preciso dizer que o balanço que o professor de Português e a Direção da escola fazem desta experiência do intercâmbio é totalmente positivo, já esquecidos alguns pormenores que se deram no princípio.
Sem comentários:
Enviar um comentário