Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Vejam o Bloco da Lama em Paraty!



Vejam e leiam... Vocês gostavam de participar neste bloco da cidade brasileira de Paraty? O Brasil tem muitos carnavais, como podem ver. Não é só o muito conhecido em todo o mundo carnaval do Rio, capital do estado do mesmo nome. Paraty fica no estado do Rio de Janeiro, mas o seu carnaval é diferente.

Há muita alegria, não há? Cliquem na etiqueta "Carnaval" e vejam mais postais!

O Bloco da Lama é algo único e extraordinário que só acontece em Paraty. No sábado de carnaval, seus componentes banham-se na lama medicinal da Praia do Jabaquara e saem pela cidade irreconhecíveis, impressionantes em sua fantasia natural.

O Bloco da Lama a cada ano tem um número maior de adeptos, chegando a sair com mais dois mil componentes. Sua passagem no sábado de carnaval, dizem, tem a função de espantar os maus espíritos e atrair a alegria para o carnaval de Paraty. Quando não houver um só espírito negativo rondando o carnaval de Paraty o bloco se despede com um banho no rio, deixando uma mensagem de paz para que o carnaval da cidade seja como sempre foi: uma festa de alegria.

Texto e fotografias de Ratão Diniz, a quem agradeço a licença para a publicação.


O Bloco da Lama foi criado em 1986 na cidade de Paraty (RJ). Foliões cobrem todo o corpo de lama negra em um mangue próximo à praia de Jabaquara e percorrem vários pontos da cidade sul-fluminense.