Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

domingo, 19 de maio de 2013

Museu da Batalha distinguido no Fórum Europeu de Museus



Para além do Prémio Kenneth Hudson, o European Museum Forum (EMF), que decorreu na cidade belga de Tongeren, atribuiu também o Prémio Silletto ao Museu de Stroom em Antuérpia, na Bélgica. E houve ainda menções honrosas para museus no Azerbeijão, Letónia, Holanda e Espanha.

O Museu da Batalha já tinha sido eleito o Melhor Museu Português em 2012 pela Associação Portuguesa de Museologia (Apom), em parceria com o renovado Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, que era o outro candidato português ao prémio europeu.

Inaugurado oficialmente a 2 de Abril de 2011, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha conta a história deste concelho, desde a Pré-história até à actualidade. "Através das distintas áreas que disponibiliza ao público, o território concelhio é desvendado numa interessante e paradigmática viagem com mais de 250 milhões de anos e que percorre as grandes transformações registadas nos domínios da Geologia e da Paleontologia do Território.

A notícia completa no Público 


A Batalha é uma vila portuguesa no Distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com cerca de 8 500 habitantes.