Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

A Livraria Lello do Porto e o Harry Potter


Se alguma vez forem ao Porto, não podem deixar de visitar esta belíssima livraria, e, é claro, comprar algum livro...

A Livraria Lello e Irmão, também conhecida como Livraria Chardron ou simplesmente Livraria Lello, situa-se na Rua das Carmelitas 144, da cidade do Porto.




Em virtude do seu ímpar valor histórico e artístico, a Lello tem sido reconhecida como uma das mais belas livrarias do mundo por diversas personalidades e entidades, casos do escritor espanhol Enrique Vila-Matas, do jornal britânico The Guardian e da editora australiana de guias de viagens Lonely Planet. (Wikipédia)





"Pela sua inquestionável beleza e também pela imponente história que lhe está associada, a Livraria Lello foi, em 2010, considerada pela revista Lonely Planet como a terceira melhor livraria do mundo.

O que pouca gente sabe é que a Livraria Lello serviu também de cenário para a gravação de algumas cenas dos filmes de Harry Potter, emprestando a sua identidade à “Flourish & Blotts” em King’s Cross, onde os bruxos compram o material didáctico para Hogwarts.

JK Rowling viveu alguns anos na cidade do Porto, onde trabalhou como professora de Inglês. Depois de algum tempo a observar os alunos da Universidade do Porto com capas negras que faziam parte do uniforme académico, surgiu-lhe a inspiração para criar os uniformes da escola de bruxaria Hogwarts." (O meu Norte)













O serpentear da escadaria da Livraria Lello 





1 comentário:

Tânia Barreira disse...

é mesmo linda, e merece mesmo a pena! :)