Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

segunda-feira, 2 de março de 2015

João Pedro Costa: Amanhecer em Marvão


Fotografia de João Pedro Costa, Amanhecer em Marvão, vence concurso da Quercus, na categoria "Natureza e Paisagem”.


Se ainda não conhecem Marvão, estão à espera de quê? Vão lá! Desde o seu castelo vê-se muita terra de Portugal, e também de Espanha. Fica perto de Badajoz, como já tenho dito mais vezes (são uns 125 km): estrada até San Vicente de Alcántara, seguem para Valencia de Alcántara, na província de Cáceres, seguem, atravessam a fronteira, chegam à Portagem, e nesse ponto, toca a subir, subir até Marvão, "ninho de águias", como é chamado, porque é situado a uma altitude de 860 m. Estamos na Raia!


O que é a Quercus?

A Quercus, Associação Nacional de Conservação da Natureza é uma ONGA (Organização não governamental de ambiente) portuguesa fundada a 31 de Outubro de 1985 na cidade de Braga.

É uma associação portuguesa que se afirma, independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos recursos naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado.

A Associação designa-se Quercus, por serem os Carvalhos, as Azinheiras e os Sobreiros (cuja designação comum em latim é: Quercus) as árvores características dos ecossistemas florestais mais evoluídos que cobriam o país e de que restam, actualmente, apenas relíquias muito degradadas. (...)

(Wikipédia)


Página da Quercus