Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Leminski, dito por Arnaldo Antunes, para a Jimena


A Jimena, da turma de 4º A, venceu o primeiro prémio de poesia do Dia da Escola. Uma aluna a escrever poesia... Ótimo! Esta mensagem vai dedicada para ela. O músico, poeta e compositor brasileiro Arnaldo Antunes lê para nós um poema do curitibano Paulo Leminski (1944 - 1989). E como acho que já sabe toda a gente, o você brasileiro é tu em Portugal.


"A poesia de Paulo Leminski promove — com inteligência e sensibilidade — o encontro de muitos contrários: o rigor e a emoção, a erudição e a leveza, a vanguarda e o pop. Não por acaso Leminski é um dos autores que, tendo florescido nos anos 1970, continua influenciando poetas e letristas das novas gerações."

Revista Bula:  "15 melhores poemas de Paulo Leminski"


Por outro lado, eu queria recordar aqui as famosas palavras do poeta francês Arthur Rimbaud (1854 - 1891) numa carta que escreveu quando tinha apenas 17 anos: Je est un autre, quer dizer, "Eu é um outro". Percebem? Não "Eu sou um outro", mas "Eu é um otro", que é bem diferente. Para pensar um bocado.


 Rimbaud, aos 17 anos


CONTRANARCISO

em mim
eu vejo o outro
e outro
e outro
enfim dezenas
trens passando
vagões cheios de gente
centenas

o outro
que há em mim
é você
você
e você

assim como
eu estou em você
eu estou nele
em nós
e só quando
estamos em nós
estamos em paz
mesmo que estejamos a sós





Paulo Leminski visto pelo cartunista Fernando Carvall