Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

terça-feira, 19 de março de 2019

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada


Conhecemos os nomes das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada na Unidade 4 do nosso livro. Elas são autoras de numerosas obras de literatura infantil e juvenil.


Semelhanças

Nascemos em Lisboa na Primavera.

Somos irmãs mais velhas.

Pertencemos a famílias enormes.

Crescemos num ambiente alegre e estimulante.



Sempre gostámos de ler.

Em pequenas já inventávamos e escrevíamos histórias.

Divertimo-nos e viajámos imenso na juventude.

Adoramos dançar.



Tivemos muitos namorados.

Tirámos o curso de Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa.

Fomos boas alunas.

Fizemos estágio para professoras de Português e História do 2.º ciclo na mesma escola.



Começámos a escrever livros juntas em 1982.

Aguentamos um ritmo de trabalho alucinante.

Somos casadas com homens do Porto.

Visitámos países de quatro continentes para conhecer os sítios das nossas histórias.




Diferenças


Ana

Tenho irmãos e irmãs.

A figura mais forte da minha infância foi a da mãe.

Casei com 21 anos.

Tive um filho e uma filha.

Vivi um ano em África.

Tenho medo de cães.

Tenho medo de andar de avião.

Adoro ovos mexidos.

Tenho uma neta e outra a caminho.




Isabel

Só tenho irmãs.

A figura mais forte da minha infância foi a do pai.

Casei com 18 anos.

Só tive uma filha.

Sempre vivi em Lisboa.

Não tenho medo de animais, adoro cães e gatos.

Adoro andar de avião.

Prefiro ovos estrelados.

Tenho dois netos rapazes.



Netescrit@  O que eu quero é que eles gostem de ler e escrever

http://www.uma-aventura.pt/default.htm


"Alice Vieira e Ana Maria Magalhães dão 20 sugestões para o dia do livro infantil"

(Expresso, 02-04-2017)