Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

quarta-feira, 20 de março de 2019

"Quem vê caras, não vê corações"

Fotografia de Herr Benini

Lembram-se daquele provérbio, "Quem vê caras, não vê corações", que vimos na canção Com um brilhozinho nos olhos da passada sexta-feira?  Ora bem, qual o significado dele? Vamos lá aprender, e a partir de agora podemos utilizá-lo quando chegar a ocasião ou ocasiões...


No provérbio pretende dizer-se que quem vê caras vê apenas o exterior, vê apenas a aparência, vê apenas o que está à mostra ou lhe querem mostrar, mas não vê corações, ou seja, não sabe o que a pessoa realmente pensa ou sente, não sabe, por exemplo, se a pessoa tem uma doença, pode não se aperceber até da verdadeira natureza, da verdadeira maneira de ser de quem está à sua frente.

Este provérbio pode ser utilizado em diversas situações. Dois exemplos:

(1) Se, na sequência do cumprimento «Que bonita estás tu hoje!», se obtém a resposta «Quem vê caras não vê corações», isso quer dizer que a pessoa interpelada se sente mal, física ou psicologicamente.

(2) Se, num diálogo, alguém faz um comentário positivo a respeito de uma terceira pessoa (por causa do sorriso, do olhar ou de uma atitude que interpretou positivamente) e o seu interlocutor comenta «olha que quem vê caras não vê corações», significa isto o seguinte: «olha que ele é falso, não mostra o que pensa ou o que sente».

Maria Regina Rocha em Ciberdúvidas


E mais um provérbio, Longe dos olhos, longe do coração. Vamos lá clicar!