Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

segunda-feira, 18 de março de 2019

O que faz um simples traço!


Esse tracinho na parte baixa do c (ç), a cedilha, indica que o som é bem diferente do que tem a letra c sem ele perante as letras a, o, u.



Wikipédia: O Ç, ç (cê-cedilha ou cê cedilhado) é uma letra do alfabeto latino (...) que representa o som "suave" /s/ em posições em que um "c" normalmente representa o som "duro" /k/ (antes de "a", "o", "u", ou em final de palavra)

A cedilha (do castelhano cedilla, «pequeno z») é um sinal diacrítico. Historicamente, a cedilha castelhana (e, por extensão geográfica, portuguesa, catalã e francesa) coloca-se somente sob um c originado, entre outras possibilidades, de um c latino palatalizado. Ela forma, portanto, a letra ç (cê cedilhado), pronunciada originalmente /ts/, depois convertida em /s/.


Esta introdução toda é para chegar a este momento: um aluno da turma de 3º D escreveu num teste que "brazo" em espanhol era braco em português, sem ç, e essa parte do corpo tornou-se de repente num cão!

Fotografia de José Carlos Filizola

De uma canção do cantor brasileiro Martinho da Vila, Segure tudo:

Segure tudo que for conquistado,
Segure tudo que não for demais,
Segure o braço do seu namorado,
Segure a menina, rapaz.

Wikipédia: Braco alemão de pelo curto é uma raça de cães desenvolvida na Alemanha por volta do século XVII pelos caçadores flamengos. Recebeu o apelido de "perdigueiro" por ser hábil na caça da perdiz.