Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Arqueólogos reerguem menir em Nisa


Arqueólogos reerguem menir em Nisa

23 de SETEMBRO de 2015

Milhares de anos depois, o menir do Patalou voltou a ser erguido. No sábado há uma cerimónia especial que marca a abertura de visitas ao público.

É um dos poucos menires que estava no sítio original e praticamente intacto. O Menir do Patalou, em Nisa, voltou a ser erguido através de um projecto da Universidade de Évora em colaboração com a Câmara Municipal de Nisa.

O professor Jorge Oliveira dirigiu este projecto que permitiu descobrir, por exemplo, que estes monumentos são mais antigos do que se pensava. Este menir do Patalou é de meados do quinto milénio antes de Cristo. O monumento pré-histórico, do período do Neolítico, tem quatro metros de comprimento e sete toneladas. Estava ligado a práticas religiosas de fecundidade, fertilidade e cultos astrais.

O menir, situado junto à estrada que liga Nisa à Barragem da Póvoa, vai ser deslocado seis metros para norte de modo a preservar todos os vestígios encontrados mas o sítio original vai ficar marcado. Até porque a localização pode trazer mais pistas para entender este período pré-histórico.

Para marcar a abertura ao público, foi escolhida a noite de sábado. Uma data especial, já que esta quarta-feira há Equinócio de Setembro e na próxima segunda-feira há lua cheia e eclipse da lua. O Professor Jorge Oliveira considera que os pré-históricos seriam muito sensíveis a estes fenómenos e esta é a melhor forma de "tentar reviver um pouco a forma de sentir desta gente que há muitos milhares de anos por aqui passou".

A cerimónia vai contar com uma conferência sobre Megalítismo, pelo Professor Jorge Oliveira e um concerto da Sociedade Musical Nisense. Uma noite mística, onde só vão faltar os banquetes com javali assado, da famosa dupla Astérix e Obélix. Afinal, é de menires que falamos.


Uma notícia da TSF (no link podemos ouvir um áudio dela)


*************************************************


Nisa é uma vila portuguesa no Distrito de Portalegre, região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo, com cerca de 3 300 habitantes(Wikipédia)






Sem comentários: