Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Inaugurado o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco



Este vídeo é sobretudo para aqueles dos nossos alunos que participaram no intercâmbio escolar REALCE com a EBI João Roiz de Castelo Branco. Lembram-se das Docas? Este Centro de Cultura Contemporânea fica mesmo ao lado.

Ficamos contentes por Castelo Branco. No Diário Digital desta cidade lemos a notícia:


Castelo Branco: Coleção latino-americana inaugura
Centro de Cultura Contemporânea

Diario Digital Castelo Branco/Lusa | 2013-10-14 06:33:00

Milhares de pessoas acorreram ontem ao Centro de Cultura Contemporânea, que foi inaugurado com uma exposição de arte latino-americana da coleção de Joe Berardo.

Da autoria do arquiteto catalão Josep Lluis Mateo, o Centro representa um investimento de cerca de cinco milhões de euros e foi visitado gratuitamente pelas pessoas que assistiram à inauguração.

Da responsabilidade da Câmara de Castelo Branco aquela estrutura representa, para o presidente cessante do município, "o fim e o princípio de um ciclo de investimentos na área da cultura".

Para Joaquim Morão, o Centro é "uma obra arquitetónica de grande alcance".

O autarca considera que a fixação das pessoas em cidades como Castelo Branco também se "faz pela cultura", exemplificando com obras como "a recuperação do Cine Teatro Avenida [e o seu programa cultural], a construção dos museus Cargaleiro e do Canteiro ou a nova biblioteca da cidade".

A aposta na cultura e na educação em Castelo Branco e noutros concelhos da região centro do país foi também sublinhada pelo presidente da Comissão Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Pedro Saraiva considera que essas apostas fazem com que "a região centro seja a que tem o melhor sistema educativo do país, os melhores resultados nos exames nacionais e a menor taxa de abandono escolar".

O Centro de Cultura Contemporânea acolhe, durante o próximo ano, a exposição de arte latino-americana dos séculos XX e XXI da coleção de Joe Berardo, a qual inclui obras de pintura, escultura e vídeo, provenientes de todos os países da América Latina.

Presente na inauguração, Joe Berardo destacou a importância da exposição, a qual apresenta, pela primeira vez em Portugal a pintura monumental "Watchman, What of the Night?" (10m x 3m) do artista surrealista chileno Roberto Matta.

O Centro de Cultura Contemporânea está localizado no centro cívico, na praça da Devesa, e abre de terça-feira a domingo das 10:00 às 18:00.

A estrutura está dividida em três pisos e apresenta diversas salas para exposições, uma sala para projeções, cafetaria, loja, uma pista de patinagem de gelo sintético exterior e um auditório de 275 lugares.

No investimento realizado, a autarquia obteve 85 por cento do valor da obra em fundos comunitários e 10 por cento junto do Banco Europeu de Investimentos.