Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Norma é do Equador



Uma das melhores alunas de português da turma de 3º D, a Norma, nasceu no Equador. Onde exatamente? Em Guayaquil, que é porto de mar e a maior cidade do Equador (2.385.405 habitantes em 2004). Vamos aprender algumas coisas deste país.

 A cidade de Guayaquil

O Equador é um país da América do Sul, limitado a norte pela Colômbia, a leste e sul pelo Peru e a oeste pelo Oceano Pacífico. Além do território continental, o Equador possui também as ilhas Galápagos. O país tem uma área de 283.560 km2.

A paisagem é dominada pela cordilheira mais longa do mundo (7.500 km), os Andes, que atravessa o centro do país no sentido norte-sul, com altitudes que chegam aos 6.267 m no vulcão Chimborazo. A leste dos Andes, cerca de 1/4 do território está integrado na bacia amazónica, e a oeste estende-se uma das mais extensas planícies costeiras da costa sul-americana do Pacífico. A capital é Quito (1.800.000 habitantes), que se localiza nos Andes, 2.850 m acima do nível do mar (imaginem, tão alto!).


Quito

O clima varia com a altitude, sendo tropical no litoral e na Amazónia e tornando-se cada vez mais frio à medida que a altitude aumenta, nos Andes.

A população do Equador é de 13.547.510 de habitantes aproximadamente (Julho 2006), com uma densidade de 48,3 hab/Km2. 47% vive na sierra (região montanhosa do centro do país) e 49% na costa; o resto da população se reparte entre a selva e as ilhas Galápagos.

O idioma oficial do Equador é o espanhol, ainda que a população indígena fala quéchua, o idioma falado pelos Incas.

A moeda é o sucre.

Alguns dados da sua economia:–Principais produtos de exportação: bananas e café, mais fruta. Segundo produtor sul-americano de cacau.–Algodão, cana-de-açúcar, produtos têxteis, madeira.–Criação de ovinos, lhamas e gado leiteiro.–Riquezas minerais: petróleo, zinco, cobre, ouro e prata.


(Dados retirados e adaptados da Wikipedia, da Netopedia e da web do Consulado do Equador em S. Paulo)


O vulcão Chimborazo, 6 310 m, visto do ar
(Fotografía de David Galván)

As cores da bandeira do Equador