Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

sábado, 8 de junho de 2013

Dia de Portugal 2013



No dia 10 de Junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor d´ Os Lusíadas.

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, o dia 10 de Junho era celebrado como o "Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses". Após a revolução do 25 de Abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, Camões e às Comunidades Portuguesas.

Neste dia o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorrem em cidades diferentes todos os anos.

(Fonte)


Para melhor compreenderem o segundo parágrafo e como as ditaduras são, devem saber quue no nosso país também tivemos nos tempos da ditadura franquista um "Dia de la Raza" ("a gloriosa raça espanhola"!). Era a 14 de outubro. Diz-vos alguma coisa esta data?

Eis uma notícia de março sobre o Dia de Portugal em que se fala da escolha da cidade de Elvas pelo Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva,  para comemorar este dia.




Cavaco escolhe Elvas para as comemorações do Dia de Portugal

PÚBLICO 26/03/2013 - 12:36

No ano passado, o Presidente da República escolheu Lisboa para receber as cerimónias do 10 de Junho.

Cavaco Silva escolheu Elvas como a cidade onde se vão realizar no dia 10 de Junho as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, anunciou esta terça-feira o site da  Presidência da República. Elvas segue-se a Lisboa, que no ano passado recebeu as cerimónias presididas por Cavaco Silva.


Sem comentários: