Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Serra da Estrela, lá vamos nós!

Pousada da Juventude da Serra da Estrela
 
Amanhã, quarta-feira, 21, por volta das oito menos um quarto, 45 alunos do 3º ano da ESO partirão para a Serra da Estrela.  O alojamento, na Pousada da da Serra da Estrela, que fica a uns 1500 m de altitude. O programa é já conhecido pelos alunos e pelos pais.

Eles são acompanhados pelos professores Pedro, Ara e Dani. Voltamos depois de amanhã, dia 22, depois de almoçar na Covilhã. Por enquanto, a Serra da Estrela espera por nós! Parece que há neve por lá, como já vimos aqui: "Neve na Serra da Estrela a 14 de janeiro"


Pousada da Juventude da Serra da Estrela: é só clicar para ver.

Para saber do tempo, o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera)

Procuramos "Castelo Branco" e depois "Penhas da Saúde". Vai estar frio, é claro. Reparem na altura e nas condições meteorológicas destes dias.
Douradas

A Torre é o ponto de maior altitude da Serra da Estrela e também de Portugal Continental, e o segundo mais elevado de Portugal (apenas a Montanha do Pico, nos Açores, tem maior altitude, com 2351 metros). Este ponto não é um cume característico de montanha, mas sim o ponto mais alto de uma serra.

(...)

A altitude da Torre é de 1993 m, conforme acertos introduzidos por medições realizadas pelo Instituto Geográfico do Exército. Precisamente no ponto mais elevado foi construída um marco geodésico homónimo, que assinala o ponto mais elevado da Serra da Estrela.

(Wikipédia)


 Fotografia do marco geodésico: Scheridon


Sem comentários: